segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 700 mil proprietários são beneficiados com prorrogação do IPVA em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

Mais de 700 mil proprietários de veículos foram beneficiados com a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. A medida integra o pacote de ações adotadas pelo Governo de Mato Grosso para minimizar os impactos provocados pela disseminação do Coronavírus, considerado como pandemia mundial pelos órgãos de saúde, e que também causou redução nas atividades empresariais devido as medidas isolamento.

Enquanto outros Estados mantiveram a cobrança do imposto em curso, o governo de Mato Grosso foi sensível ao momento vivido pelos cidadãos mato-grossenses e postergou o pagamento do imposto por 60 dias. Os parcelamentos já realizados nos meses anteriores também tiveram os vencimentos prorrogados.

O autônomo Rafael Clério dos Santos avalia que a prorrogação vai auxiliar nas suas finanças pois tem tido dificuldade em receber das empresas. Ele parcelou o imposto do seu carro e conta que está difícil manter o pagamento em dia. “Para mim, que sou profissional liberal e tive alguns recebimentos suspensos, e outros prorrogados também, a medida vai beneficiar em muito, ganhamos pelo menos um fôlego. Parcelei o IPVA em seis vezes, paguei a primeira, consegui pagar segunda, mas essa próxima agora eu estou com dificuldade de recebimento. É uma cadeia eu deixo de receber, eu deixo de pagar”, disse Rafael, através da assessoria.

Para o mototaxista João Batista e Souza a prorrogação da cobrança do imposto veio em boa hora, uma vez que houve uma grande redução na demanda dos atendimentos realizados por ele. “Nessa dificuldade que nós estamos eu achei ótimo, porque ganhamos mais tempo até passar essa pandemia. E com certeza vai passar e melhorar para todos nós”.

A decisão de prorrogação foi do governador Mauro Mendes que ampliou também a prorrogação para quem tem placas finais 8 e 9 o vencimento seria em maio e foi prorrogado por 60 dias assim como os de placas finais de placa 4, 5, 6 e 7. Foram mantidos os descontos de 5% e 3% para os pagamentos realizados em cota única e o parcelamento em até seis vezes. No caso dos veículos com final de placa 4 e 5, por exemplo, o IPVA deverá ser pago à vista ou parcelado apenas no mês maio. Inicialmente, o prazo de vencimento era até o dia 31 de março.

Em relação aos parcelamentos já realizados, o contribuinte que parcelou o imposto dos veículos com final 1 em seis vezes pagará a terceira parcela no mês de maio e as demais parcelas nos meses subsequentes, ou seja, junho, julho e agosto. O imposto do veículo com placa final 1 foi cobrado no mês de janeiro.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE