sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Mais de 60% dos mato-grossenses vão comprar presentes no Natal, diz Fecomércio

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio divulgou, ontem, a pesquisa sobre a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal e revelou que 68% dos entrevistados pretendem fazer compras neste período. O levantamento, que foi feito entre os dias 10 e 15 deste mês, foi realizado com 333 pessoas, sendo 46,5% do interior e o restante da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Segundo o diretor de pesquisas do IPF, Maurício Munhoz, os resultados são positivos, apesar de o momento de incerteza na economia. “Mesmo com ameaças, como juros altos e inflação, a expectativa do consumidor mato-grossense é bastante alta para esse Natal”.

De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados têm boas expectativas de compras e 21% excelente. Apenas 7% afirmaram estar com a expectativa ruim para o período de compra, em virtude da conjuntura econômica do país.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que, historicamente, a movimentação no comércio sempre tem aumento significativo para o período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionado para o consumo”, disse Wenceslau Júnior.

A preferência de compra dos entrevistados será em lojas de rua (46%) e dos shopping centers (44%), e tem roupas como principal item de compras, seguido de calçados e eletrônicos.

Dos que declararam que não irão realizar compras natalinas, a maioria alegou questões econômicas, onde 33% disseram passar por dificuldades financeiras, 16% por estarem desempregados e outros 38% preferem economizar.

O valor médio para as compras de Natal desse ano é R$ 420 por pessoa. Quase a metade dos entrevistados (49%) declararam que pretendem gastar mais que no ano passado, 38% disseram gastar menos e apenas 13% gastaram a mesma coisa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã do Norte ganha mais de 500 empresas e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE