5.207 seguros desempregos já foram requeridos no Serviço Nacional do Emprego (Sine), em Sinop, este ano. O número se aproxima do total de seguros encaminhados no ano passado, quando houve um aumento de 358% em relação a 2004, refletindo um dos piores momentos econômicos que toda a região enfrentou, com a crise nas atividades madeireira e agrícola. Foram 6.289 seguros desemprego.
Os meses de março, maio e outubro tiveram o maior número de encaminhamentos este ano. Já em setembro foram feitos 385 pedidos, o menor volume do ano, até o momento. Os números também refletem o cenário apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em que o número de demissões entre os meses de janeiro e outubro superaram as novas contratações.
No período foram contabilizadas 9.045 desligamentos e 8.258 admissões. O comércio foi o setor que mais demitiu. Até outubro foram 3.150. A indústria está em segundo, com 2.860 demissões, e o setor de serviços em terceiro, com 2.215.
Apesar dos números negativos, novos trabalhadores também conseguiram um emprego por meio do Sine. Segundo o chefe da unidade, Alcides Shimizu, neste mesmo período o Sine encaminhou trabalhadores para preencher 1.716 vagas de trabalho nos setores do comércio, indústria e serviços. “Só no mês passado foram 299 vagas captadas”, enfatizou.
Os números referentes a novembro serão apresentados somente após o encerramento do mês.