Lucas do Rio Verde sediou, no final de semana, o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras, a ENTEC$. Durante os três dias de feira, foram debatidos temas como metodologias de implantação de cultivos consorciados para 3ª safra, integração lavoura pecuária, vitrines de tecnologias de máquinas e equipamentos, caminhos do agronegócio no médio norte e rentabilidade de processos produtivos entre outros. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Centro de Pesquisas da Fundação Rio Verde, onde foi realizado o encontro.
O evento foi realizado através de uma parceria entre a Aprosoja e a Fundação Rio Verde que é uma empresa de pesquisas agrícolas e tecnológicas. O presidente da Fundação, Clayton Giani Bortolini, explicou que para as pesquisas surtirem efeitos práticos, elas precisam ser apresentadas aos produtores com agilidade e credibilidade proporcionando a ele que se programa e se prepare da melhor forma possível para a próxima safra.
A Aprosoja, outra parceira do evento, mostrou que a tecnologia no agronegócio ajudou Mato Grosso a crescer e se destacar entre os estados de maior produção de grão do país. Segundo o presidente da Associação, Glauber Silveira, dentro de apenas 20 anos, o estado passou de 50 milhões de toneladas para 150 milhões a sua produção de grãos, aumentando em 20% a área plantada brasileira. Para Glauber, os números mostram que Mato Grosso chegou onde está graças à aplicação de tecnologias, como as que foram apresentadas durante a feira.
Durante o evento, produtores e alunos de escolas técnicas e universidades visitaram uma série de estações em campo, fizeram giros tecnológicos e dinâmica de máquinas.