PUBLICIDADE

Maior índice de endividamento está entre moradores do Centro-Oeste

PUBLICIDADE

Quase metade dos brasileiros começou o ano de 2007 menos endividada. A afirmação consta em pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a pedido do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

De acordo com o levantamento, que ouviu mil pessoas em todas as regiões brasileiras entre os dias 23 e 29 de janeiro, 46% da população deram o primeiro passo em 2007 com menos contas a pagar. Na contramão, 17% afirmaram ter mais débitos do que o acumulado no início do ano anterior, enquanto 32% disseram que não houve mudança.

Classes sociais
O levantamento mostrou que a parcela que aumentou mais suas dívidas no início do ano foi a que abrange as classes A e B, com 22%. Em seguida, veio a Classe C, com 18%, ao passo que os consumidores representantes da D e E apresentaram o menor aumento (14%).

Analisando na outra ponta, por menor acúmulo de dívidas, aparecem a C (47%), DE (46%) e AB (43%). A estabilidade ficou em, respectivamente, 31%, 33% e 32%.

Regiões
Levando em consideração os dados regionais, os moradores do Sul foram os que demonstraram menor controle de gastos. Ao todo, 31% afirmaram começar 2007 menos endividados, enquanto nas regiões Sudeste, Norte/Centro-Oeste e Nordeste os índices de endividamento foram de, respectivamente, 47%, 53% e 49%.

Já os que admitiram terem mais débitos são os moradores do Norte/Centro-Oeste, com 20%. Em seguida, vieram os das regiões Sudeste (19%), Nordeste (15%) e Sul (12%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE