Mais um grande investimento será inaugurado na próxima quarta-feira, pelo governador Blairo Maggi, em Lucas do Rio Verde. É a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Canoa Quebrada, construída há cerca de 35 km do município, no rio Verde, divisa com Sorriso. Foram investidos na obra mais de R$ 90 milhões.
A usina é a primeira da região e já está em funcionamento desde maio, fornecendo energia para vários municípios, incluindo Lucas e Sorriso. A oferta é de 28 megawatts de potência. São três turbinas em operação e a barragem tem 820 metros de comprimento por 34 metros de altura.
Foram construídas duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. A vazão variável de água pode atingir, quando estiver operando com capacidade máxima, entre 100 e 150 metros cúbicos por segundo. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares.
A região Norte pode ganhar uma nova Central Hidrelétrica, que está instalada no Rio Von Den Steinen, em Nova Ubiratã (90 quilômetros de Sorriso). O planejamento é para investir R$ 16 milhões. As obras iniciaram no ano passado e a conclusão está prevista para março de 2008, quando entrarão em funcionamento duas turbinas que irão gerar 6,66 megawatts.
Maggi chega em Lucas do Rio Verde às 09 horas e também visita o parque industrial “Senador Atílio Fontana”, onde estão sendo construídas grandes complexos, como uma usina de biodisel, um frigorifico, esmagadora de soja, entre outros.