O Arranjo Produtivo Local (APL) das Indústrias Madeireiras e Moveleiras da Região Noroeste do Estado levará um grupo de empresários do município de Juína para a ‘17ª Feira Internacional de Indústria de Construção’, em São Paulo. Considerada o maior evento do setor na América Latina, a feira será promovida no período de 24 a 28 de março e contará com a participação de cerca de 650 expositores em 80 mil metros quadrados de exposição. A expectativa é de que mais de 170 mil pessoas participem dos cinco dias de evento.
“A ida desses empresários à feira tem como objetivo ampliar a visão de mercado, com o intuito de aumentar o volume de negócios”, afirma o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), Ary Soares de Souza Júnior. Produtos de mais de 40 setores diferentes serão expostos durante a feira, como móveis, esquadrias (portas, janelas e acessórios em madeira), pisos e revestimentos e moveis para jardim.
O APL é resultado de uma parceria entre o IEL-MT, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (Simno). “Nesta ação, o APL está subsidiando as passagens aéreas e a hospedagem dos empresários participantes”, informa o superintendente do IEL-MT. Para o presidente do Simno, Geraldo Bento, a visita à Feira possibilita o conhecimento de novos produtos existentes no mercado. “Estar atualizado com as novas tendências é extremamente importante para o desenvolvimento do setor”, diz ele.
Por meio do APL, foi promovido no período de 16 a 20 de março, o workshop motivacional ‘Desenvolvendo Competências, focando Resultados – Um toque de Despertar’, em Juína. Destinado aos funcionários das empresas que compõem o APL, o evento teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os participantes sobre a sua importância no dia-a-dia da empresa. Duzentas e cinqüenta trabalhadores de 33 empresas da região participaram das atividades durante toda a semana.