Cerca de 150 empresários do setor de base florestal e autoridades estão reunidos, na câmara municipal, para debater os principais entraves que o setor está enfrentando no Nortão e a falta de estrutura da Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente) para dar suporte às indústrias, que não conseguem a liberação de planos de manejo para retirar matéria-prima.
Deputados também participam das discussões e deve falar sobre a implantação da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – na Sema, para apurar possíveis irregularidades internas na Sema, a morosidade para despachar os projetos de manejo e o envolvimento de servidores em esquemas de fraudes. Na semana passada, alguns funcionários da secretaria foram presos, investigados por envolvimento em fraudes na comercialização de madeira ilegal. 95 madeireiras suspeitas de terem sido beneficiadas com planos de manejo com irregularidades estão sendo lacradas. 38 engenheiros florestais tiveram cadastros suspensos na Secretaria de Meio Ambiente.
Neste momento, está discorrendo o deputado José Riva, sobre as dificuldades enfrentadas pela região Norte, com a morosidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Também estão presentes o prefeito de Feliz Natal, Manuel Salles, os deputados estaduais Dilceu Dal Bosco, Juarez Costa, e o deputado federal Eliene Lima, a presidente da câmara Sinéia Abreu, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, o presidente do Sindicato Rural, Antônio Galvan, vereadores e secretários. À tarde, uma mobilização será feita em Itaúba (90 km de Sinop).
(Atualizada às 11h06)
Leia mais
Nortão: setor madeireiro se mobiliza contra lentidão da Sema
Sema prossegue lacre de 95 madeireiras no Nortão