O presidente do Sindusmad – Sindicato das indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso-, José Eduardo Pinto, integra a quarta missão empresarial mato-grossense que chega amanhã à China em busca de novos negócios, bem como diretores de madeireiras na região. A comitiva tem 36 empresários que estarão na 103ª Canton Fair, que começou semana passada e vai até o próximo dia 23, em Guangzhou, no sul da China. A cidade é reconhecida por apresentar inovações tecnológicas a Chinese Export Commodities Fair e apresenta os mais modernos serviços e produtos industriais.
Hoje, os empresários de Mato Grosso estão em Dubai, nos Emirados Árabes, onde também buscam fechar negócios para exportações de madeira destinada para a construção civil, dentre outros produtos. Mato Grosso tem se destacado pelas exportações de madeira para diversos países e o setor representa 5% de todo o volume negociado. Estados Unidos, Holanda, Espanha estão entre os maiores compradores. Alta Floresta, por exemplo, conforme Só Notícias já informou, teve crescimento de 31 % nas exportações, no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007. A China aumentou o volume de negócios com Mato Grosso e pulou para 11º lugar na lista dos maiores compradores.
Os empresários mato-grossenses ficarão três dias em Beijing (Pequim), quatro em Guangzhou (Cantão) e dois em Hong Kong. Além de negócios, buscarão intercâmbio tecnológico com indústrias chinesas.