Indústrias madeireiras e moveleiras de 10 municípios do Nortão já estão sendo beneficiadas pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). Até o momento, conforme a coordenação, 235 empresas estão sediando os trabalhos, a maioria delas de Sinop. O objetivo é atender 252 indústrias.
O monitor do projeto Rubens de Oliveira relata que a adesão das indústrias ao projeto demonstra que o segmento, que é uma das principais atividades econômicas do Nortão, ainda está forte e está buscando novas alternativas após um ano de muitas dificuldades.
Pelo PEIEX as indústrias recebem serviços de consultorias e suporte tecnológico, desenvolvidos por uma equipe técnica do Serviço Nacional da Indústria (Senai), formada por 13 pessoas. Os trabalhos são desenvolvidos em várias etapas.
Oliveira lembra que cada empresa tem suas dificuldades e as técnicas são desenvolvidas particularmente. “Desde adequação da layout da produção, controle e gestão, palestra para o setor de recursos humanos e redução de custos”, destaca. Os trabalhos serão concluídos até fevereiro de 2007.
Além de Sinop, são atendidos madeireiras dos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Alta Floresta, Itaúba, Santa Carmem, Cláudia, Tabaporã e Ipiranga do Norte. Os recursos para execução, na ordem de R$ 800 mil, foram liberados pelo Ministério de Desenvolvimento e Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia.