quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Madeireiras de Sinop começam procurar Ibama para transferência de processos à Sema

PUBLICIDADE

Muitas empresas já procuraram a gerência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Sinop para solicitar a transferência dos processos para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). A gerência do órgão não soube informar o número de empresas que solicitou a transferência dos processos.

Desde a última terça-feira, o órgão está recebendo os pedidos das indústrias madeireiras. As empresas que tiverem alguma irregularidade com o Ibama, como Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) pendentes ou débitos de reposição florestal, não terão os cadastros aprovados para repassar à secretaria.

Os planos de manejo que já estão sendo analisados pelo órgão também podem ser transferidos para a Sema. Se o empresário preferir poderá solicitar a transferência à secretaria ou aguardar a conclusão pelo órgão, mas a emissão das ATPF’s só poderá ser feita pela Sema.

O período de transferência de cadastros das empresas pode levar até 45 dias. Mas, segundo a gerência, as empresas poderão trabalhar normalmente nesse período, visto que o órgão emitiu mais de 4 mil ATPFs para que elas possam realizar as atividades. Hoje cerca de 350 empresas são atendidas pela gerência.

A transferência das funções referentes à gestão ambiental para a Sema foi determinada pelo Termo de Cooperação Técnica, assinado no mês de agosto, entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcos Machado e só entrou em vigor no último dia 1º.

Uma das principais vantagens para o setor será a liberação imediata de 30% do talhão para extração de toras, do solicitado nos planos de manejo, que contenham todas as exigências. A análise dos planos será feita, inicialmente, pela secretaria em Cuiabá, e a liberação deve levar, no máximo, 15 dias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE