O município de Lucas do Rio Verde deve buscar parcerias para implantar novos projetos e fortalecer as atividades e serviços no setor turístico. A coordenadora de Turismo, Geovana Ghedin, disse, ao Só Notícias, que dois projetos estão em fase de elaboração e devem ser implantados no município.
Um deles consiste na sinalização turística das ruas e avenidas da cidade, com objetivo de orientar os visitantes. “Os turistas que chegam em nosso município não têm noção para onde vão. Através do projeto vamos sinalizar e indicar onde ficam escolas, hospitais, bancos, entre outros”, explicou Ghedin.
Outro projeto que a coordenadoria estuda é em parceria com pequenos produtores que integram o selo de origem e qualidade. O selo, que foi criado no mês de abril do ano passado, começou a ser implantado nos produtos que são produzidos no próprio município no mês de agosto.
Hoje, cerca de 15 produtores fornecem produtos com o selo nos supermercados e hotéis da cidade. Entre eles pão de milho, pão, bolo, bolacha e outros derivados de soja, tortas, geléias, melado, cachaça, embutidos, entre outros. O projeto pode fortalecer a atividade com segmentação no turismo.
No mês de agosto a coordenadora deve buscar apoio no Ministério do Turismo, em Brasília. Ela destaca que existem muitos programas que podem beneficiar o município na execução desses projetos.
Nos últimos meses o ministério desenvolveu no município o programa Alimento Seguro no Turismo, que capacitou pequenos produtores, profissionais da rede hoteleira, de restaurantes, vendedores ambulantes, sobre manipulação de alimentos e qualidade nos serviços. Lucas do Rio Verde foi o primeiro município do Estado a receber o programa.