Em um ano, 533 empresas se instalaram em Lucas, segundo levantamento da prefeitura. Destas, 509 são micro – como comércios varejistas de diversos segmentos, laboratórios, clínicas médicas, empresas de compra, venda e aluguel, além de prestadores de serviços.
Os segmentos de vestuário e acessórios lideram o ranking com 28 novos estabelecimentos. Os de transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças intermunicipal, interestadual e internacional) são 24 e vendas de peças e acessórios novos para veículos automotores são 20.
Na categoria pequenas empresas, Lucas ganhou 17 nos segmentos de materiais de construção, comércio varejsitas de peças e acessórios para veículos, bebidas, máquinas agrícolas, vestuário, acessórios, dentre outros.
Foram 7 empresas de grande pore que iniciaram suas atividades, sendo um laticínio, produção de sementes, serviços de engenharia, bancos, comécio atacadista de defensivos agrícolas, fertilizantes e representantes comerciais.
Desde 1990 até o ano passado, 2.150 empresas instaladas permanecem ativas. 1,9 mil correspondem a micro; 119 a pequenas e 56 a grandes. O número de empresas que fecharam as portas não foi confirmado.