Diferente do cenário de alguns municípios da região, afetados pela crise no setor madeireiro e agrícola, Lucas do Rio Verde teve um saldo positivo em suas contratações no primeiro quadrimestre do ano. De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 1.452 pessoas foram contratadas neste período. As demissões ficaram abaixo desse número, somando 1.301 de janeiro a abril. Os dados são de contratações feitas com registro em carteira de trabalho.
Entre as atividades que mais empregaram neste período em Lucas do Rio Verde estão o comércio, prestação de serviços e setor agropecuário. Os três segmentos representaram cerca de 83% das contratações. O comércio foi o setor que mais empregou, registrando 490 contratações e 374 demissões.
Já a agricultura, uma das principais atividades econômicas do município, mesmo representando o segundo maior número de admissões no período, ficou com um saldo negativo registrando 441 demissões. Já o setor de prestação de serviços ficou em terceiro contratando 339 pessoas e gerando 310 demissões.
Em todo o Estado foram 81.768 contratações e 70.550 desligamentos no mesmo período. Lucas do Rio Verde se destaca no Estado. Com seus 17 anos de emancipação, possui um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e representa cerca de 1% da produção nacional de grãos.
Em Sinop, que possui o maior número de habitantes do Nortão, as demissões superaram as contratações no quadrimestre. Foram 3.876 desligamentos contra 3.303 contratações. O saldo negativo também foi registrado em Sorriso, onde foram 2.051 novas admissões contra 2.579 demissões.