domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde sedia nesta quarta encontro de preparação para próxima safra

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, os produtores rurais de Lucas do Rio Verde vão receber uma equipe de pesquisadores da Fundação Mato Grosso de Pesquisas. O encontro, das 07:30 às 12:00h, servirá como uma preparação para a próxima safra de soja. Dário Hiromoto estará abordando as perspectivas da agricultura para a safra vindoura. Serão apresentadas as novas cultivares e também as técnicas de adubação para garantir eficiência e rentabilidade dos fertilizantes.

O planejamento de manejo e controle para a safra 2007/08 também será destacado, com ênfase para o controle da ferrugem asiática, uma das principais preocupações dos sojicultores. Outros assuntos que serão debatidos são genética e melhoramento, proteção de plantas, monitoramento e adubação.

Com a aproximação da época de semeadura o agricultor deve, conforme o fitopatologista José Tadashi Yorinori, estar preparado com todas as informações sobre as práticas de melhor cultivo. Uma delas é escolher as melhores variedades, adaptadas para a região e sementes de qualidade; outra é dar preferência a cultivares precoces (ciclo de 100 a 110 dias) e, no máximo, de ciclo médio (110 a 125 dias).

A atenção quanto à época de plantio também é reforçada pelo pesquisador. Quanto aos fatores restritivos à produtividade, ele aponta: solo com fertilidade desequilibrada ou solo compactado “Plantas com raízes superficiais tornam-se mais suscetíveis a estresse hídrico e altas temperaturas; solos com excesso de calagem tornam-se mais suscetíveis a danos por nematóides de cisto e doenças em geral”, disse, através da assessoria.

O encontro será promovido ainda em Nova Mutum, nesta quinta-feira de manhã, no auditório da ACENM/CDL, e à tarde em Sorriso, na unidade de pesquisas da fundação. No dia 03 de agosto, será a vez de Sinop sediar o encontro, no auditório da CDL, das 07:30 às 12:30h.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE