PUBLICIDADE

Lucas R.Verde: prefeitura reavalia imóveis para cobrar tributos

PUBLICIDADE

A prefeitura está, há cerca de um mês, avaliando os terrenos do município com objetivo de obter uma base de cálculo atualizada (real) para a cobrança dos tributos imobiliários como IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – e, ITBI – Imposto de Transferência de Bens e Imóveis. As análises da planta genérica de valores é feito por uma comissão formada por corretores de imóveis, peritos judiciais imobiliários e servidores do Executivo que estudam os mapas de terrenos, com valores, tamanhos e outros.

Conforme assessoria, a planta genérica permite fixar previamente os valores básicos unitários dos terrenos e das edificações, expressos por metro quadrado de área que possibilita obter melhor justiça fiscal na medida em que padroniza os critérios de apuração do valor venal dos imóveis, base para a cobrança do IPTU e das transações imobiliárias, podendo, ainda, ser tomado como limite mínimo para a cobrança do ITBI. A elaboração da planta não representa o aumento imediato da arrecadação ou do valor dos impostos. Além do fator tributário, a planta é apontada pelo Executivo como ferramenta de planejamento municipal.

Os trabalhos tem como objetivo atualizar os dados já elaborados no município, devido ao recente crescimento registrado. A última atualização, na região urbana, foi realizado em 2003. A expectativa da comissão é que os trabalhos sejam finalizados em outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE