Lucas do Rio Verde mais uma vez deve ser destaque na produção de milho safrinha. Em anos anteriores ficou com o posto de maior produtor do grão do país e este ano as lavouras já estão sendo plantadas. A medida que a soja é colhida o novo grão é semeado. Segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, o município deve ser o primeiro a colher a safrinha de milho, com início previsto para abril. “Assim que encerrou o período de vazio sanitário os produtores começaram a plantar a soja e a colheita começou mais cedo”, completou.
Ainda não há confirmação da área que será cultivada este ano. Em 2006, teve uma queda e não ultrapassou 130 mil hectares. Mas em anos anteriores, como 2003, chegou a 170 mil hectares. “Muitos produtores estão decidindo plantar agora, com a expectativa de redução no plantio pelos EUA”, acrescentou.
O aumento no plantio do milho safrinha na região Norte também foi confirmada pelo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apontou crescimento de 5% na área destinada à cultura em Mato Grosso este ano. Em municípios como Nova Mutum e Sorriso muitos produtores estão apostando na cultura.
A projeção no aumento da produção também reflete nas revendedoras de sementes. A previsão é que haja um aumento de 11% nas vendas em comparação com o ano anterior. Além das vendas maiores, as empresas constataram que também estão sendo antecipadas, já que o movimento de compra começou 45 dias antes do tradicional.