Gerar renda as famílias menos favorecidas e prestar serviços de qualidade a sociedade luverdense é o objetivo da Lavanderia Comunitária, inaugurada hoje de manhã, no espaço da Associação das Obras Sociais Reviver. Foram investidos pela associação e a prefeitura R$ 30 mil na aquisição de equipamentos e adequação do local para o funcionamento. “Aqui temos infra-estrutura adequada, cerca de 40 mulheres poderão trabalhar diariamente, dividindo horários em turnos, manhã e tarde. Elas poderão lavar e passar as roupas e ganhar o sustento da família” explicou Ana Maria Casaveshia Ramos, representante da associação. “Quem mora sozinho e não tem tempo para lavar roupas e passar pode ir direto a lavanderia, onde ficará uma pessoa de plantão para suprir as necessidades de quem precisar”, acrescentou.
Cristina Valadares Goulart, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do governo federal, esteve na inauguração. “A idéia é muito boa, isso incentiva as mulheres e por conseqüência garante rentabilidade. O espaço é muito bom e o processo organizacional impressiona”, avaliou.
A lavanderia estará em pleno funcionamento nesta 5ª feira. As mulheres que queiram fazer parte do projeto devem se cadastrar, pagarem taxa simbólica de R$ 3,80 por quilo de roupas comuns. Outras peças como cobertores, edredom e peças finas terão preços diferenciados. Por esse valor as mulheres também poderão passar as roupas, levando-as as prontas para uso.
A criação da lavanderia comunitária foi aprovada na câmara por indicação dos vereadores Ana Chupel Kothrade e Airton Callai.
(Atualizada em 8/4 às 10:37h)