PUBLICIDADE

Lucas R.Verde espera resposta de IBGE sobre contestação de estimativa

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde aguarda o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística pronunciar-se quanto a contestação apresentada pelo município com relação aos números da estimativa populacional divulgada, no último dia 14 de agosto. O órgão apontou 33.556 mil habitantes mas o Executivo discordou, indicando haver 44.039 moradores, com base em um estudo realizado em âmbito local – por uma faculdade, professores e Executivo – a partir de informações colhidas junto a diferentes setores como Rede Cemat, Ciretran, Datasus, SAAES, Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesta semana, representantes do IBGE estiveram em Lucas do Rio Verde, firmando parceria para realização do censo no ano que vem. O poder público cederá a infraestrutura para servidores instalarem uma “base” operativa. “Nosso material foi muito bem citado mas não veio nada de oficial. Partindo do que vier vamos conversar com o prefeito para tomar alguma providência”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Dantas Filho.

De acordo com o secretário, para o instituto a dificuldade não será reajustar a estimativa populacional, mas saber de quais cidades houve a migração e perderam residentes. Comparando-se os números da prefeitura e do IBGE, acentua-se uma diferença de 10.483. O valor pode representar perdas para a cidade, principalmente na composição dos cálculos para repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

Em algumas cidades do Nortão a estimativa mostrou crescimento da população. Segundo o instituto, em Sorriso avançou de 57,7 mil para 60.028 mil habitantes. Em Alta Floresta indicou 51.414 mil.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE