O primeiro semestre teve resultados positivos para parte do comércio luverdense. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (Acilve), o número de consumidores que quitaram suas dívidas e tiveram os nomes excluídos do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) superou as novas inclusões.
Desde janeiro, foram feitas 3.866 regularizações, 21% a mais que os novos registros, que totalizaram 3.177. Março teve o maior número, 737 clientes quitaram suas dívidas e tiveram os nomes excluídos da lista de inadimplentes, seguido de abril, com 731. As inclusões foram maiores em janeiro, totalizando 774, seguido de março, com 599.
Para o presidente Vilson Kirst, essa variação demonstra a recuperação em alguns setores econômicos, como o de construção civil que está em alta no município. “Muitas pessoas arrumam um emprego e conseguem colocar os compromissos em dia”, enfatizou.
O cenário dá continuidade aos resultados obtidos em 2006, que foi considerado um ano de retomada para parte setor, que também amargou os efeitos da crise no agronegócio, principal base da economia local. Em alguns segmentos foi constatado um aumento de, em média, 20% nas vendas em comparação com 2005.