Retíficas, lavadores e oficinas mecânicas estão entre as 300 empresas que estão sendo notificadas pela Secretaria de Agricultura para apresentarem licença ambiental. Os estabelecimentos são de pequeno porte e exercem atividades com riscos de poluição. A secretária Luciane Copetti explicou, ao Só Notícias, que as que ainda não possuem a licença deverão elaborar seus projetos e se regularizarem, sendo que o processo passa a ser feito na própria secretaria.
Até o momento, cerca de 50 empresas já foram notificadas. O prazo para apresentação dos projetos varia entre 30 e 50 dias. “Neste deverá conter de que forma a empresa faz o tratamento de seus resíduos, porque essa água acaba poluindo o meio”, alertou. Desde dezembro o município passou a monitorar e emitir licenciamentos para estes estabelecimentos.
Em casos que o nível de danos é considerado grande, os projetos continuam sendo encaminhados para a Secretaria do Estado e Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. O processo de descentralização da Sema beneficia muitas empresas, já que hoje muitos procedimentos são resolvidos somente na capital. Sorriso, Campo Verde e Cuiabá também implataram o projeto.
Outras 65 cidades estão em processo de descentralização e a expectativa é que todos os 141 municípios mato-grossenses assumam a gestão ambiental urbana.