Microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, já existentes ou novas, terão a isenção das taxas de licença para localização e emissão do alvará de funcionamento em 2015, 2016 e 2017 em Lucas do Rio Verde. O prefeito em exercício, Miguel Vaz (PPS), explicou ao Só Notícias, que os benefícios já entram em vigor mês que vem, atingindo aproximadamente 3,8 mil empreendimentos (com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões), com a renúncia fiscal chegando a R$ 1,2 milhão.
Tendo em vista que as pequenas empresas são grandes geradoras de empregos, Miguel destacou que em uma visão de média a longo prazo, a prefeitura espera a compensação da renúncia com as ações dos próprios empreendedores. “Temos cálculos e com investimentos que as empresas vão fazer, as contratações a mais que vão ser geradas e as demais aplicações, essa renúncia fiscal vai ser compensada”.
Também visando atrair mais investidores ou até investimentos por parte e quem já tem negócio em Lucas, o gestor destacou que a prefeitura vem concedendo incentivos para abertura de empresas no “Espaço Empreendedor”, uma espécie de distrito industrial de 190 hectares, às margens da MT-449, a cerca de 4 quilômetros do centro. São terrenos entre 400 metros e 1,2 mil metros quadrados, vendidos em até 48 parcelas para empreendimentos de pequeno porte e 36 para as demais. “Também durante a obra, há isenção do ISS para a construção”, acrescentou.
A segunda etapa do “Espaço do Empreendedor” está sendo discutida e segundo o prefeito, nela, devem ser priorizadas a instalação de empresas voltadas às áreas de interesse da gestão, como tecnologia.