O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Lucas do Rio Verde lançou, esta semana, o edital de tomada de preços para contratação do serviço da coleta de resíduos sólidos na estação de transbordo do município, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais, gerados na área urbana, distritos e áreas rurais. O edital já foi publicado no Diário Oficial do Estado e do município. A entrega das propostas das empresas terá que ser feita até o dia 12 de Agosto e a abertura dos envelopes no dia 15.
Não foi apresentado valor base para ser feito o serviço porque a modalidade lançada é de tomada de preços. O parâmetro, com base no serviço prestado na região, discutido pelo consórcio Teles Pires (formado por municípios da região) varia de R$ 60 a R$ 90/tonelada.
O edital completo está disponível no SAAE. O diretor, Raimundo Dantas, explicou que o objetivo da terceirização “é dar destino correto aos resíduos sólidos, residenciais e comerciais. O que nós estamos contratando são o transporte e o destino final para o aterro já habilitado. Com isso, vamos deixar de levar o lixo doméstico para o antigo aterro, o qual pretendemos iniciar um processo de desativação”, explicou.
Ele disse ainda que a coleta feita nas residências permanece inalterada. “Vamos continuar realizando a coleta de lixo, procurando melhora-la cada vez mais. Esse lixo será transportado para um determinado ponto, chamado de transbordo de onde a empresa contratada dará a destinação correta”, explicou.
(Atualizada às 13:58h)