Será lançada hoje à noite a campanha para obter recursos destinados a investimentos em projetos sociais do município para beneficiar crianças e adolescentes. Empresários, contabilista, profissionais liberais, produtores e representantes de entidades estão sendo esperados no evento, na câmara municipal, onde haverá palestra sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e como é feita a destinação para o fundo, com os auditores fiscais da Receita Federal Yuiti Shimada e Renato Pinheiro Moreira.
Pessoas físicas podem direcionar para o fundo até 6% do que paga de imposto de renda, sendo 3% ao longo do ano e o restante na declaração. No caso da pessoa jurídica tributada pelo lucro real, a doação pode ser de até 1%.
O representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marco Antonio Mendes, informou que a previsão é arrecadar R$ 150 mil. “Estamos focados nas pessoas que vão declarar o imposto de renda, seja pessoa jurídica, ou pessoa física”.
O vice-prefeito Miguel Vaz explicou que "não vai ser uma despesa a mais para a empresa. É uma parte do imposto de renda a pagar que pode ser destinado ao fundo que vai atender os projetos voltados principalmente para as crianças e adolescentes em risco e também para o trabalho preventivo. Quero fazer um chamado para o empresariado e para a população para participar dessa campanha, pois o recurso vai ficar para atender nossas crianças e adolescentes”, disse, através da assessoria.
No programa de declaração de renda modalidade completa, quando a pessoa faz a apuração do imposto a pagar, o próprio sistema mostra o limite que ela pode doar para o Fundo da Criança, e automaticamente gera duas guias, uma do tributo que vai pagar e outra com o valor que será direcionado para o fundo.
A campanha é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a prefeitura, Conselho Regional dos Contabilistas e demais parceiros.