Algumas lojas de material para construção de Sinop registraram melhoras nas vendas dos últimos dois meses e têm expectativa de 20% de aumento para os meses agosto e setembro. O setor tem passado por momentos adversos nos últimos seis meses, registrando considerável queda. Segundo relatório da Prefeitura de Sinop, o número de construções do município registradas de janeiro a junho deste ano sofreu uma redução de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Carmo Schmatz, gerente de uma loja do setor em Sinop, essa redução foi praticamente a mesma registrada nas vendas. “A esperança é que nos próximos três meses tenhamos uma reação porque depois inicia o período de chuvas”, analisa.
Uma das alternativas encontradas pelo setor para estimular as vendas e amenizar os efeitas da crise é a diversificação de produtos e facilitação do pagamento. O gerente Hudney Clebar Agostinho, de outra empresa do setor, explicou que as estratégias foram alteradas. “Vamos vender não só o produto básico da construção, mas também o de decoração. Isso aumenta nosso nicho de vendas. Também estamos aumentando e diversificando as formas de pagamentos. Tudo para atrair mais clientes e aproveitar estes próximos meses, que tradicionalmente são de bons negócios”, afirma.