A Loja do Artesanato de Mato Grosso, iniciativa da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria adjunta de Turismo e Coordenadoria do Artesanato, completou 60 dias de funcionamento com um balanço positivo para os artesãos participantes. Localizado em um shopping de Cuiabá, a loja foi inaugurada no dia 5 de julho e, durante o período, comercializou 1,2 mil peças, totalizando aproximadamente R$ 80 mil em vendas.
Ao todo, 52 artesãos de 20 municípios tiveram a oportunidade de expor e vender seus trabalhos, apresentando uma ampla diversidade de técnicas, estilos e tradições que mostram a identidade cultural do povo mato-grossense.
A Assessora da Coordenadoria do Artesanato da Sedec, Carolinne Luz, destaca que o resultado da iniciativa demonstra a importância de ações voltadas para a valorização da produção artesanal no estado.
“Os resultados alcançados nesses dois meses comprovam o potencial do artesanato mato-grossense e o quanto iniciativas como essas são fundamentais para dar visibilidade e gerar oportunidades para os nossos artesãos. Cada peça vendida carrega história, cultura e identidade, e ver esse reconhecimento é muito gratificante”, afirmou.
Uma das participantes, a ceramista Dayana Itacaramby, de Cuiabá, comemorou os resultados. Ela explica que o projeto foi essencial para ampliar o alcance do seu trabalho e criar novas estratégias para atender um público maior. “Participar deste projeto teve vários pontos positivos, mas o principal foi a visibilidade e o alcance do público. Expor em um shopping tão movimentado me possibilitou chegar a pessoas com perfis diferentes, inclusive estrangeiros. Por conta dessas vendas para turistas, eu desenvolvi uma papelaria bilíngue para as minhas peças de cerâmica, com explicações em português e inglês, algo que eu nunca tinha feito antes”, relata.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.