Entre as linhas de crédito, disponíveis para empreendimentos ou serviços, ofertadas pela Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) está a MT Veículos, que financia veículos utilitários e embarcações (novos e usados), motores e acessórios (novos e usados) destinados à atividade econômica para produção ou circulação de bens ou serviços.
De janeiro de 2015 até julho deste ano foram feitas 17 operações de crédito especialmente para esta linha no valor de R$ 428 mil. “Essa linha que contempla o setor automotivo em Mato Grosso tem sido bastante solicitada e isso demonstra que estamos no caminho certo no que diz respeito a colaborar para o seu fortalecimento, pois muitos motoristas estão conseguindo melhorar seus serviços com carros novos. Isso reflete em toda a frota que atua no estado”, relatou o presidente da MT Fomento, Mário Milton.
Para divulgar a linha de crédito, a MT Fomento se reuniu com os Sindicatos dos Taxistas de Cuiabá (Sintac) e de Várzea Grande (Sintavag) para esclarecer as dúvidas e colocar os serviços à disposição de seus associados. As taxas praticadas pela instituição pública são mais baixas que as do mercado formal de bancos e outros órgãos, o que gerou demanda por parte dos motoristas.
O Sintac conta atualmente conta com mais de 600 associados e a criação de uma linha de crédito especial para os taxistas mudou a realidade da categoria, que passou a ter vantagens facilitadas para a troca de veículo, devido aos juros mais baixos que os praticados no mercado. “Essa linha é muito boa e eu indico aos meus colegas, pois praticamente todos que ainda não tinham financiamentos ou condições para isso, buscaram a Agência”, pontua Adaílton Lutz, vice-presidente do Sintac.