As lideranças do trade turístico de Mato Grosso apresentaram ao governador Pedro Taques o projeto da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIP), ontem, no Palácio Paiaguás. O evento será lançado em São Paulo, no dia 24, durante a Exposição da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), o mais completo evento do setor turístico das Américas e do Hemisfério Sul. Em seguida, o lançamento será em Cuiabá, no dia 1º de outubro. A FIP Pantanal é uma promoção do trade, através do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), e contará com o apoio do Governo do Estado, Ministério do Turismo, Embratur e de outras entidades. A Feira Internacional do Pantanal vai acontecer em Cuiabá, no período de 20 a 24 de abril do próximo ano.
Representando o trade turístico, Jaime okamura, que preside o Conselho Nacional do Turismo em Mato Grosso, entregou ao governador um documento com as informações sobre a FIP. Segundo ele, é o mais importante evento do setor turístico da região Centro Oeste e Amazônia Legal, alcançando a região do Mercosul, com a participação do Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia. Ele deixou claro que, sem a participação do governo estadual não é possível realizar um evento desta natureza.
O governador Pedro Taques se comprometeu em apoiar o evento e destacou que Mato Grosso é um Estado gigante. Na ocasião, ele garantiu ao trade turístico que o aeroporto Marechal Rondon já tem um cronograma para o término das obras. Taques adiantou também que a meta do governo é a internacionalização do aeroporto, por isso, já se reuniu com a delegada da Receita Federal para tratar sobre o sistema de alfândega do aeroporto.
O secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro, agradeceu o empenho e ressaltou que o governador tem priorizado o turismo. Ele enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, que tem sido grande parceiro do turismo. ”Vamos transformar o turismo em um pilar do desenvolvimento econômico, um forte gerador de emprego e renda. Sem dúvida a FIP vai inovar na gestão do governador Pedro Taques nesta área”, disse Nigro.
Os organizadores da FIP, Omar Canavarros Júnior, Alcimar Moretti e Jaime Okamura, já estão mobilizando os setores para a realização do evento, que vai reunir no mesmo espaço, oficinas, palestras e convenções, as manifestações artísticas e culturais, o artesanato e gastronomia regional. A feira vai apresentar o turismo tecnológico, aventura, contemplação e turismo de negócios. Eles informaram que será a oportunidade de promover também o intercambio com o Pantanal sul-mato-grossense e com os países que formam a região do Pantanal, Paraguai e Bolívia, além da abertura para o Pacífico.
Na avaliação dos organizadores, a FIP deverá agregar conhecimentos e promover um grande intercâmbio entre os participantes, além de encontrar soluções para desenvolver o turismo e trazer negócios para Mato Grosso. Um dos principais focos é a sustentabilidade do turismo local.“ Sem dúvida será uma grande vitrine, onde se poderá mostrar uma visão de desenvolvimento sustentável, promovendo as regiões do Pantanal, Cerrado, Amazônia e o Araguaia. “A FIP vai apresentar os produtos associados ao turismo, que apresentam Mato Grosso como um Estado único e diferenciado. Aqui existem muitos atrativos naturais e o nosso objetivo é a divulgação dos destinos turísticos, além disso o evento vai possibilitar a abertura de novos corredores turísticos com produtos e oportunidades inovadoras. Nosso foco é o turismo de negócios”, finalizou Jaime.