Representantes de várias cidades da região Norte participam, hoje à tarde, em Sinop, do primeiro encontro regional do projeto Centro-Norte MT Sustentável. Eles definirão as estratégias para a realização das audiências públicas do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico – ZSEE – de Mato Grosso, além de deliberar sobre outros tópicos. As discussões ocorrerão no auditório do Sindicato Rural, na avenida das Embaúbas, centro, a partir das 17h30. O economista Amado de Oliveira, da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), esclarecerá sobre o zoneamento e também sobre a lei que criou o MT Legal.
Já o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), também vinculado a Famato, Seneri Paludo, ministrará palestra sobre a viabilidade do projeto Centro-Norte MT Sustentável, englobando cidades da região Norte.
“O objetivo é mostrar a importância da região Médio-Norte de Mato Grosso para a produção agrícola nacional. Este projeto ‘potencial produtivo do Médio-Norte’ abrange uma análise sócio-econômica do potencial produtivo de dezenove municípios da região”, declarou o representante, a Só Notícias.
Na pauta de discussões também estão inclusas as alterações no projeto inicial do zoneamento apresentado pelo governo estadual; vantagens e benefícios sociais, econômicos e ambientais das propostas a serem apresentadas na audiência pública; alterações do código florestal brasileiro e demais.