sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Lideranças de Mato Grosso participam na China de seminário de investimento exterior

PUBLICIDADE
Só Notícias

A China tem buscado divulgar, por meio de seminários, o que o governo local tem feito em aspectos como infraestrutura e logística, planejamento, governança, inovação, entre outros assuntos. Até o próximo dia 23, uma comitiva de lideranças e servidores do governo do Estado e entidades parceiras participa do Seminário Sobre Investimento Exterior Brasil China, em Qingdao, na província de Shandong.

“Essa aproximação com o Governo chinês é muito útil, pois viabiliza ao Estado parcerias que podem ser importantes nas diferentes áreas das quais os chineses têm expertise”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com Rita Chiletto, assessora de Relações Internacionais do Governo de Mato Grosso, o Brasil é um parceiro importante dos chineses e, dentro do país, Mato Grosso é o estado mais relevante para eles. “Nesta capacitação, de dez pessoas convidadas, sete são daqui. São servidores e pessoas de entidades que têm trabalho relacionado a investimentos externos e comércio exterior”, explica.

O curso é ministrado por professores doutores da Escola Profissional de Comércio Exterior de Shandong e, além das atividades curriculares, haverá visitas técnicas. O secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Walter Valverde, está participando da missão e acredita no estreitamento da relação com a China.

“Esperamos mais proximidade com o governo chinês e também com as empresas do país. Aqui, estamos aprendendo muito sobre investimentos e infraestrutura na construção civil, ferrovias, rodovias, portos e tecnologias como telecomunicação e agricultura de precisão. Todos temas fundamentais para um estado como Mato Grosso”, relata.

A comitiva já visitou a CRRC, empresa de produção de locomotivas e vagões de passageiros e cargas, a Hisense, que é um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em casas inteligentes, transmissão de alta resolução, linhas de refrigeradores e ar condicionados e telefonia, o Banco da China, a Comissão de Economia e Comércio para entender as políticas chineses para resultados dos investimentos, associação de indústrias e outros.

A China está entre os principais compradores de soja, milho, carne e demais produtos de Mato Grosso.

O secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Econômico Walter Valverde, o superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Letícia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira, o deputado estadual Ulisses Moraes, o gerente de Comércio Exterior e Projetos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Lucas Barros, o presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-MT, Elvis Klauk Junior participam do seminário. O transporte, curso e hospedagem foram custeados pelo governo chinês.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE