As obras da ferrovia Ferronorte, trecho de Alto Araguaia a Rondonópolis, estarão liberadas para iniciar em 30 dias. A garantia é do presidente do Ibama Roberto Messias Franco, feita hoje, a parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, a integrantes do Fórum Pró-Ferrovia e da empresa concessionária América Latina Logística.
As obras estão paralisadas desde janeiro aguardando licença ambiental. O órgão alega falta de tempo para análise do projeto. Segundo o presidente, a dificuldade é o excesso de trabalho para a equipe técnica. Roberto Messias justificou ainda o atraso para a concessão da licença de instalação da ferrovia ao trabalho conjunto com outros órgãos, a exemplo da Funai e Iphan que também realizam estudos técnicos e emitem pareceres. “Mas, hoje, o compromisso está feito!”, disse o presidente.
Participaram da reunião na sede do Ibama os deputados Carlos Bezerra, Carlos Abicalil, Welinton Fagundes e Valtenir Pereira, o senador Jayme Campos e integrantes do Fórum Pró-Ferrovia, liderados pelo vereador Francisco Vuolo.
Vuolo entregou ao presidente Messias um documento do fórum em defesa da continuidade imediata da obra. O trecho de Alto Araguaia a Rondonópolis é de 250 km, o Ibama, porém, deverá emitir licença, nesta primeira etapa, de Alto Araguaia até a localidade de Mineirinho e, posteriormente, até Cuiabá.
Bezerra, que ontem encaminhou, via presidência da Câmara, documento ao presidente Lula pedindo interferência junto ao Ibama, argumentou que a preocupação é com o cumprimento do cronograma da obra pela empresa América Latina Logística (ALL), até dezembro do ano que vem.
A comitiva mato-grossense aproveitou a reunião para cobrar do Ibama agilização também aos estudos de impacto ambiental para a BR-158, a hidrelétrica Couto Magalhães, na região do Araguaia e à Hidrovia Araguaia/Tocantins.
Para a região Centro-Oeste, estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), até 2010, investimentos na ordem de R$ 2,3 bilhões, para a execução de serviços administrados diretamente pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Entre as obras para as quais foram destinados recursos, destaca-se o trecho Alto Araguaia/Rondonópolis.