O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) pode emitir, esta semana, a licença prévia ambiental da Ferrovia Integração do Centro-Oeste (Fico), que tem um trecho entre Lucas do Rio Verde e Uruaçu (GO). Com isso, fica garantida a viabilidade quando ao impacto socioambiental da obra, que ao todo deve ter 1,5 mil quilômetros, para conexão à Ferrovia Norte-Sul. O próximo passo é a licença de instalação.
Segundo o Estadão, a licença ambiental está praticamente pronta para ser oficializada. Recentemente, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, apontou que a obra deve ser a primeira, que ao abordar o tema, no seminário Brasil nos Trilhos, em Brasília. Mas vários prazos para conclusão de projetos e emissão de licenças não se cumpriram e há atrasos. A partir do momento que começar, a ferrovia ficaria pronta em 5 anos.
Em Mato Grosso, os trens devem passar por Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho). A ferrovia deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos.
O setor produtivo mato-grossense cobra o governo para a obra começar o quanto antes (ela havia sido prometida pela presidente Dilma Rousseff quando estava em campanha, há 3 anos). Em fevereiro, o Tribunal de Contas da União liberou o Ministério dos Transportes, através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de continuar o processo licitatório para construir a FICO. Os investimentos podem atingir R$ 6 bilhões.