Quem nunca ouviu alguém dizer que teve uma ideia brilhante para um produto, mas não conseguiu apoio para desenvolvê-la? Os estudantes e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Mato Grosso agora contam com a parceria da entidade para transformar essas idéias em realidade. Trata-se do ‘Inova Senai’, concurso realizado pela primeira vez no Estado, no sentido de incentivar a criatividade entre os alunos e colaboradores da instituição. De 23 trabalhos inscritos em todo o Estado, 13 foram aprovados para receber os recursos previstos, sendo seis de Cuiabá, quatro de Juína, um de Cáceres, um de Sinop e um de Rondonópolis.
“Percebemos que estudantes e técnicos necessitavam de um apoio mais acessível para o desenvolvimento de inovações. Já oferecíamos essa parceria de maneira mais pontual, mas agora criamos um novo leque de oportunidades. Com a iniciativa, despertarmos o espírito criativo em nossos alunos e colaboradores”, avalia o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. O coordenador do concurso no Senai-MT, Valdir Pereira de Souza, explica que, para participar, os projetos não precisavam apresentar cunho mercadológico, porém deveriam ser inéditos. “Todos foram verificados quanto à anterioridade, em pesquisa realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, afirma.
Os três melhores trabalhos serão premiados, em cerimônia prevista para outubro. Além da análise de uma comissão julgadora, os projetos serão avaliados pelo público em geral, por meio de uma exposição que será desenvolvida dias antes da cerimônia de premiação. O melhor trabalho eleito por voto popular também será reconhecido, juntamente com os demais vencedores. A equipe que atingir o primeiro lugar receberá microcomputadores – um para cada membro – e a classificação automática para a etapa nacional do concurso. A segunda colocada receberá máquinas digitais e, a terceira, bicicletas.
Para o professor do curso de alimentos, Rúben Francisco Gauto, a iniciativa favorece os alunos a exercitarem diversos conceitos aplicados em sala de aula, bem como enfrentar uma situação real de trabalho. “Durante todas as etapas do projeto, o estudante verifica dificuldades, conhece novos caminhos, aprende a organizar os estudos, entre outros”, afirma. E complementa: “o aluno que passa por uma experiência como essa não se sente intimidado em propor novas ideias no ambiente profissional”, avalia.
Segundo o aluno Danilo Castro Ferreira, do curso técnico de ‘Alimentos’, participar da concepção e execução de um projeto é a oportunidade de colocar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “O projeto é também um estímulo para continuarmos o aprendizado, pois percebemos a aplicação de tudo aquilo que aprendemos”, conta. Segundo ele, que integra um dos projetos selecionados, as expectativas para o produto final são boas. “É algo que o mercado internacional procura”, alerta. O estudante afirmou ainda que já tem outras ideias para as próximas edições do Inova Senai.
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Liberados recursos para projetos inovadores em Sinop, Juína e Rondonópolis
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