PUBLICIDADE

Liberada licença para construir ferrovia que deve chegar ao Nortão

PUBLICIDADE

A diretoria de Licenciamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente concedeu licença de instalação para o trecho denominado Anápolis- Petrolina de Goiás que abrange quatro municípios no Estado de Goiás. É mais uma barreira burocrática derrubada para que a ferrovie avance em Goiás e também chegue para outros Estados – como Mato Grosso. A reivindicação do setor produtivo e político mato-grossense é que seja viabilizado um ramal na região Nortão dando acesso a Itaqui (MA) para escoamento da safra agrícola, reduzindo em mais de 50% o trajeto percorrido por rodovias até chegar aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A extensão da Ferrovia Norte-Sul de Açailândia (MA) até Belém (PA) fez com que a VALEC – empresa pública do Ministério dos Transportes- iniciasse também pré-estudos de traçado, visando a elaboração dos estudos ambientais desse trecho.

O trecho ferroviário ligando as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia já está concluído e em operação comercial desde 1996. Esses 215 quilômetros de linha ferroviária se conectam à Estrada de Ferro Carajás, permitindo o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís. Já no Estado de Goiás, onde a Ferrovia Norte-Sul terá 427 quilômetros de extensão, está sendo construído o trecho Anápolis-Ouro Verde de Goiás, com 40 quilômetros.

O volume de carga transportado pela trilhos da Ferrovia Norte-Sul tem alcançado, anualmente, um aumento expressivo, atingindo o patamar de 4,9 milhões de toneladas desde o início da operação comercial. O escoamento da produção pela ferrovia representa para o produtor local uma redução no custo do frete calculada em torno de 30% em relação ao praticado pelo modal rodoviário.

O Ibama também concedeu licença de operação referente ao gasoduto Bolívia-Corumbá para transporte de gás natural, com capacidade de um milhão de m³/dia, com extensão de 30km, interligando a Estação de Corumbá até a Estação de Redução Secundária junto ao Centro Operacional de Corumbá.

(Atualizada às 13:59hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE