A produção de leite de vários municípios do Nortão, entre eles Alta Floresta, Colíder, Novo Mundo, Carlinda, Terra Nova, Nova Guarita e Paranaíta, terá um novo destino a partir desta sexta-feira. Inaugura, em Nova Canaã do Norte (180km de Sinop), um laticínio com capacidade de produção diária de 150 mil litros.
Segundo Arno Buttendorff, um dos responsáveis pelo empreendimento, inicialmente, a unidade não vai operar com toda sua capacidade. “Temporariamente não faremos uso dessa capacidade total, o que deverá ocorrer ao longo do tempo, de acordo com o aumento progressivo da captação de matéria prima”, justificou.
Foram investidos na indústria cerca de R$ 12 milhões e deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. “O apelo social que envolve o mercado do leite é enorme, uma vez que é um dos programas agropecuários que mais fixa o homem ao campo atingindo o micro, pequeno e médio produtor”, destacou.
Conforme Buttendorff, ainda está prevista para 2008, a construção de uma fábrica de leite em pó, podendo ser instalada na região Norte. “Para tanto, necessitamos de apoio e tratamento dos órgãos governamentais semelhante aos conferidos às indústrias de outros Estados”, concluiu.