PUBLICIDADE

Laticínio aguarda autorização para operar em Sinop

PUBLICIDADE

Pequenos produtores da comunidade Selene aguardam autorização do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) para iniciar as atividades no pequeno laticínio, implantado pela Associação Comunitária Rural Selene. As instalações estão prontas e a equipe treinada.

Segundo o presidente da associação, Pedro Ferri Nogueira, ainda não há confirmação da data em que será liberado o funcionamento da unidade, que terá uma produção diária de dois mil litros de leite e vai adquirir o produto de cerca de 30 pequenos agricultores de Sinop.

O supervisor do Indea, José Carlos Balbo, explicou que a autorização para funcionamento só depende da licença ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). “Todas as vistorias já foram feitas e acatadas. Mas precisamos de todos os documentos que a lei exige”, acrescentou.

O leite pasteurizado será comercializada na cidade e pode ser expandida para outros municípios, já que a associação pretende expandir sua produção. A instalação do laticínio é trabalhada desde 2000 pelos produtores. Parte dos equipamentos foram adquiridos com recursos do Padic – Programa de Apoio Direto às Iniciativas Comunitárias – na época.

Este ano a associação viabilizou o apoio do MT Fomento, do Governo do Estado, e adquiriu o restante dos equipamentos e se adequaram às exigências de segurança para operar. O pequeno laticínio deve atender muitas famílias que sobrevivem da atividade leiteira.

A venda de leite direta ao consumidor, nas residências, é proibida pelo Código Sanitário do município, criado em 2003.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE