O Sebrae em Mato Grosso lançou, hoje, em café da manhã no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL), o Projeto de Desenvolvimento das Indústrias no Eixo da BR-163. Além de Nova Mutum, o projeto abrangerá os municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Alta Floresta, todos situados ao longo da rodovia que liga Cuiabá a Santarém (PA).
Durante o lançamento, que contou com a presença de 25 empresas, o gestor estadual de Projetos para as Indústrias do Sebrae, José Valdir Santiago Júnior, explicou que as indústrias inscritas no programa receberão consultorias ao longo de dois anos, começando no próximo mês de agosto. O projeto trabalhará com grupos de 15 empresas, sendo que o primeiro grupo em Nova Mutum já está quase fechado. Caso surjam novos interessados, um segundo grupo será aberto. O investimento para cada empresa seria de R$ 10 mil, porém o Sebrae está custeando 50% do valor.
O programa terá quatro linhas de ações. "A primeira irá auxiliar as indútrias para a definição de estratégias, com visão de futuro e metas. As demais trabalharão gestão, mercado e sustentabilidade", informou Santiago. O objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas (MPEs) no eixo da BR 163 tem destaque no Plano Plurianual do Sebrae para o período de 2012 a 2015.