A Hewlett-Packard (HP) lançou hoje sua própria versão de o que tem sido chamado de “netbook”, um notebook pequeno e com configuração simples voltado principalmente para o acesso a internet. Oficialmente desenvolvido para uso por estudantes e em escolas, o modelo (HP 2133 Mini) entra na categoria popularizada pelo Eee-PC, da XY Asus.
O computador, por enquanto não disponível no Brasil, terá preço entre US$ 499 e US$ 749, dependendo da configuração.
“A educação não deve parar no sinal de alarme (de fim das aulas)”, disse o vice-presidente do Grupo de Sistemas Pessoais da HP Américas, Jeri Callaway. “A HP acredita que ao disponibilizar para cada estudante uma ferramenta multimídia acessível e criativa como o HP Mini pode melhor prepará-los para a vida, para o aprendizado e o trabalho em uma sociedade rica em informações”, acrescentou.
O aparelho terá tecnologia wireless, para permitir o acesso remoto à internet, além de peso de aproximadamente um quilo. Isso, segundo a HP, torna ele não apenas uma opção atraente para estudantes, mas também para trabalhadores que necessitam de grande mobilidade e facilidade no acesso à rede.
Os notebooks Mini devem chegar às lojas no fim deste mês, segundo a fabricante.