PUBLICIDADE

Justiça manda liberar produtos de empresa em MT apreendidos pela fiscalização

PUBLICIDADE

A Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou a liberação de mercadorias apreendidas de uma empresa do ramo da confecção de Cuiabá pelo fisco estadual. No entendimento de Segundo Grau, é inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos. O agravo de instrumento foi interposto pela apelante em face da decisão do Mandado de Segurança nº. 501/2008, que indeferiu a liminar para ordenar a liberação das mercadorias apreendidas. Nas argumentações a apelante sustentou que teve mercadoria de sua propriedade apreendida pelo fisco estadual em razão de débito decorrente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Argumentou que é pacífico na jurisprudência a ilicitude praticada pelo fisco no tocante à retenção de mercadorias, condicionando sua liberação ao pagamento do valor exigido a título de ICMS.

Na avaliação da relatora do agravo, juíza substituta de Segundo Grau Clarice Claudino da Silva, em determinadas situações, é possível a detenção de mercadorias somente pelo tempo necessário para se averiguar eventuais irregularidades, o que não ocorreu no caso dos autos. Com isso, no entendimento da magistrada, o fisco estadual não poderia, sob a mera alegação de existência de débitos apreender mercadorias de propriedade da apelante, obstando, assim, a sua regular atividade comercial.

A magistrada ponderou ainda que o Estado possui outros meios para efetuar a cobrança de eventual débito fiscal. O voto da relatora foi acompanhado pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (1º vogal) e o juiz substituto de Segundo Grau José Mauro Bianchini Fernandes (2º vogal).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Fluxo de passageiros deve subir 12% no aeroporto de Sinop no fim de ano

Aproximadamente 20 mil embarques e desembarques são esperados no...
PUBLICIDADE