O município de Juina sediará nesta sexta-feira, a partir das 8h30, o Workshop sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico. O evento, promovido pelo Governo do Estado, contará com a presença de autoridades locais e estaduais. O encerramento está previsto para às 18 horas.
O workshop de Juína será similar aos outros eventos que vêm ocorrendo nos municípios mato-grossenses desde 10 de fevereiro de 2005, quando Várzea Grande deu início à série de palestras. Eles têm por objetivo despertar um sentimento empreendedor nos pólos regionais, o que fatalmente oportunizará e facilitará o acesso ao mercado internacional, no pensamento dos técnicos/palestrantes. Isso ocorreria, segundo apontam, através de conhecimentos relevantes em comércio exterior, pautado num desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social.
As palestras, que ocorrem durante todo o dia, enfocando o Papel do Associativismo, Perspectiva da Economia do Estado de Mato Grosso, Práticas de Comércio Exterior e Potencial de Mercado de Mato Grosso com Países Andinos, serão intercaladas com debates. O ciclo de workshops anteriores registrou um público participante diversificado, entre empresários, economistas, administradores de empresas, advogados, estudantes dessas áreas e executivos de órgãos públicos.
Conforme tem sido enfatizado pelos palestrantes, o Estado de Mato Grosso é uma terra que efetivamente oferece uma gama de oportunidades àqueles com vocação empreendedora. Faz-se fundamental, a partir desses critérios de existência comprovada, a adequação dos mato-grossenses à nova realidade descortinada no território.
Desta vez, o ex-titular da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot, economista que normalmente profere a palestra de abertura das edições do ‘Workshop Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento’, não participará dos trabalhos, por motivo de saúde. Será substituído no evento pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Homero Pereira.
Segundo os organizadores, um workshop de tema tão abrangente viabiliza um conjunto positivo e altamente sensível junto às equipes integradas em buscar um crescimento estruturado em panoramas conhecidos ou que se revestem de desafios, às vezes gerados pelo teor de completo desconhecimento dos resultados que tais iniciativas possam vir a gerar.
O mais importante, na opinião dos participantes no evento, é potencializar e diversificar a vitrine da Marca MT. Porque além de conclamar uma visão de postura desafiante ao empresariado, colocando-o em linha direta com as metas passíveis de serem consolidadas na sua militância de negócios, aumenta-se significativamente a vantagem, em termos de competitividade, e a cooperação das organizações.
Os próximos workshops serão em Rosário Oeste (28 de abril), Cáceres (5 de maio), Rondonópolis (26 de maio), Sinop (9 de junho), Pontes e Lacerda (23 de junho), Barra do Garças (7 de julho), Sorriso (21 de julho) e Mirassol D’Oeste (18 de agosto), fechando-se assim os pólos regionais, além de se estabelecer uma espécie de ‘cruzada’ de amplitude tecnológica nos temas focos da iniciativa.