A Jucemat -Junta Comercial do Mato Grosso- pode levar para municípios da região Norte um modelo de parceria firmado nesta terça-feira com a prefeitura de Cuiabá. O objetivo é oferecer aos novos empreendedores a emissão do alvará já na criação da empresa. Hoje, segundo o presidente Roberto Peron, muitos têm dificuldades e esperar vários dias para obter o alvará de funcionamento. "O alvará só pode ser solicitado após abertura da empresa e muitas vezes os empresários encontram dificuldades. Agora, estamos resolvendo este problema em Cuiabá", expôs.
Pela parceria, a prefeitura vai montar um posto de atendimento na sede da Jucemat, onde será feita a solicitação do alvará. "A meta é que parcerias como esta sejam feitas em todo o Estado", ressaltou Peron. Atualmente, 157 mil empresas estão ativas no Estado.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, também destacou que o convênio permitirá que a prefeitura se interligue, futuramente, com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), onde serão disponibilizados todas as informações cadastrais do setor empresarial.
O prefeito Chico Galindo ressaltou que a parceria também resultará em ganhos para permitir aumento na arrecadação. "Com a atualização das informações empresariais, que são a base para o cálculo dos impostos, também teremos reflexo na arrecadação e, consequentemente, investimentos em políticas públicas", expôs.