Está tudo preparado para a posse, nesta sexta-feira, da nova diretoria do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso – o maior sindicato da base florestal do Estado. Jaldes Langer, há 4 anos no cargo, repassa a presidência ao atual vice José Eduardo Pinto.
O objetivo, segundo o novo presidente, é fazer uma gestão participativa, com a criação de seis câmaras temáticas (para os sub-setores de extração, pica-pau, serra-fita, laminadora, beneficiamento e compensado), formadas por empresários de cada segmento que terão a missão de discutir e formular propostas específicas para cada área. “Também montaremos grupos de trabalho, com o nome de conselhos temáticos, para analisarem questões de interesse do setor, como plano de manejo, meio ambiente, relações trabalhistas, assuntos tributários e econômicos, além do relacionamento institucional”, explicou.
Para Eduardo, a principal preocupação e missão será levantar a bandeira do manejo florestal – forma de exploração florestal, que permite a manutenção da fonte da matéria-prima e a continuidade da floresta – além de mudar a imagem do setor de base florestal de Mato Grosso. “O setor madeireiro sempre foi visto de forma negativa pela sociedade. No entanto, ele é o principal responsável pela movimentação econômica e social de mais de 40 municípios da região Norte do Estado. Além disso, ele também é o mais interessado em que a floresta continue em pé para o aproveitamento racional e sustentável”, analisou.
Langer, que também assumiu a presidência do CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira), continua na diretoria como primeiro vice-presidente. A chapa de José Eduardo venceu a de Rogério Rodrigues, por 98 a 68 votos, em junho. O mandato da nova diretoria será de 2007 a 2010.
A solenidade será no Sesi Clube.
(Atualizada às 17 horas)