PUBLICIDADE

Japão suspende importações de produtos avícolas de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que o governo do Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de aves provenientes dos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT). A medida também bloqueia a compra de ovos férteis e pintos de um dia de todo o território dos estados de Goiás e Mato Grosso.

Segundo o Ministério, a decisão segue o protocolo sanitário de regionalização estabelecido entre os dois países e ocorre após a confirmação de focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência nos municípios citados. A comercialização de produtos avícolas com os demais estados brasileiros segue normalmente.

Em nota, o Mapa afirmou que “o consumo e a exportação de carne de aves e demais produtos avícolas brasileiros permanecem seguros”. Há cerca de uma semana, conforme Só Notícias já informou, o governo de Mato Grosso declarou estado de emergência zoossanitária em decorrência da confirmação da presença do vírus em Campinápolis. A medida tem o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período ou sucessivos períodos.

Com o decreto, fica o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão responsável por atuar na defesa agropecuária no âmbito estadual, liberado para adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias por ocasião do foco da gripe aviária.

O documento libera ainda o Indea, se necessário, a expandir normas complementares com o objetivo de disciplinar e operacionalizar as ações decorrentes da situação de emergência zoossanitária. O caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura em uma criação doméstica de aves de subsistência. Conforme nota do órgão, o foco da doença está fora das regiões de produção avícola industrial do Estado.

Agentes do Indea já se deslocaram para o município para inspecionar todas as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado. O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Colíder ofertam novas oportunidades de empregos; veja oportunidades

Empresas e indústrias estão contratando 46 profissionais, com auxílio...

Ônibus tomba em ribanceira no Nortão e 14 passageiros ficam feridos

O acidente envolvendo um ônibus escolar Mercedes-Benz ocorreu, esta...
PUBLICIDADE