Duas semanas após a abertura do período de adesão para o Programa de Recuperação Fiscal em Sinop (Refis), a procura dos cidadãos interessados em renegociar suas dívidas com o município continua grande. Mesmo não havendo uma estimativa do volume renegociado até o presente momento o Departamento de Tributação indica que boa parte dos contribuintes procuram o serviço para parcelamento das dívidas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
A projeção é que ainda na primeira semana de setembro o município divulgue uma parcial referente ao volume renegociado. O prazo para adesão começou no último dia 3 e se estenderá por 60 dias. Somente podem parcelas impostos vendidos até 2008 quem pagou os deste ano (2009). No pagamento à vista o desconto será de 100% sobre as taxas, multas e juros. Para quem optar pelo parcelamento em 30 terá 25% de descontos, conforme a Secretaria de Finanças. Em até 36 parcelas não haverá descontos. É necessária ainda a apresentação de documentos como da propriedade da empresa, contrato social e CNPJ caso seja relacionado às pessoas jurídicas e, os documentos da propriedade e documentos pessoais caso seja para pessoas físicas.
Em Nova Mutum, onde o Refis também foi instituído, o volume renegociado ultrapassa R$ 1 milhão. O montante equivale a aproximadamente 38% do valor global que o poder público precisa receber, atualmente na casa dos R$ 2,6 milhões, sendo a maior parcela referente a impostos municipais vencidos.