O indicador de Investimentos em Sinop é o destaque entre os cinco que compõem o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGV), atingindo a pontuação máxima de 1.0000. Ele é relacionado à receita corrente líquida (RCL), ruas pavimentadas, iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. Na explanação dos critério, a entidade que aponta que esses “são exemplos de investimentos municipais capazes de aumentar a produtividade do trabalhador e promover o bem-estar da população”.
No detalhamento do estudo, o indicador Custo de Vida aparece em segundo com 0,9313. Ele corresponde às despesas de juros e amortizações, em relação ao total das receitas líquidas reais. Conforme a Firjan, é avaliado o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Liquidez é o indicador que surge em seguida, com 0,9134. Nele se verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, ou seja, se as prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem deixar recursos suficientes para cobri-los.
No indicador receita própria a nota foi 0,7617. É medido o total de receitas geradas pelo município, em relação ao total da receita cor- rente líquida. Isso permite avaliar o grau de dependência das prefeituras no tocante às transferências dos estados e da União.
Nos Gastos com Pessoal a nota foi 0,6187. Nele tenta se avaliar quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida. “Tendo em vista que esse é o gasto com maior participação na despesa total de um município, este indicador mede o grau de rigidez do orçamento, ou seja, o espaço de manobra da prefeitura para execução das políticas públicas, em especial dos investimentos”, consta.
Sinop é um dos quatro municípios do Norte e Médio Norte de Mato Grosso que fugiram entre as únicas seis com conceito A (gestão de excelência) no Estado, com pontuação 0,8343. Lucas do Rio Verde compõe o grupo com 0,8535, seguida de Nova Canaã do Norte, 0,8451; Nova Mutum 0, 8355; Jauru 0,8346; e Juruena 0,8062. Essas cidades respondem por 4,7% dos 129 municípios analisados.