Os investimentos das indústrias não têm sido suficientes para atender à crescente demanda. A conclusão está na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje, pelo Banco Central. Segundo o documento, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nunci) na indústria da transformação atingiu recorde histórico de 83,1% em outubro. O índice é calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Os dados mais recentes sugerem que, embora o volume de investimentos venha contribuindo para suavizar a elevação das taxas de utilização da capacidade instalada, ele não tem sido suficiente para conter tal processo”.
Os diretores do Banco Central consideram que “tendo em vista o comportamento recente do Nunci, a aceleração dos projetos de investimento e, principalmente, a maturação tempestiva serão fundamentais para evitar o aprofundamento dos descompassos entre a evolução da oferta e da demanda doméstica”.
Na ata, o comitê também avalia que o comércio varejista continuará em expansão, “em linha com a evolução positiva do mercado de trabalho e com a expansão de crédito”. O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,1 em agosto e 1,4%, em setembro, de acordo com dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
O Copom enfatizou que a trajetória de inflação “mantém estreita relação” com à ampliação da oferta de bens e serviços para o atendimento à demanda. Copom passou a ter o objetivo de cumprir as metas para inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para este ano, a meta de inflação é de 4,5% ao ano, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos .