PUBLICIDADE

Investidos R$20 milhões para Nortão ter energia melhor

PUBLICIDADE

A subestação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) de Sinop vai operar, a partir de amanhã, com o compensador estático 230 kV que tem a função de corrigir as variações de tensão da energia elétrica enquanto é transportada por suas linhas de transmissão. Foram investidos R$ 20 milhões nas melhorias para que aproximadamente 300 mil habitantes tenham energia com maior qualidade, que será entregue à distribuidora sem as oscilações de tensão, promete a Elenorte.

O consumidor percebe as oscilações de tensão de forma mais visível quando a luz elétrica fica mais forte que o normal ou muito mais fraca, explica o gerente da Divisão de Transmissão de Sinop, Luiz Antônio Alves de Queiroz. Ele lembra ainda que até a instalação do compensador, o controle de tensão na subestação é feito de forma manual, com a equipe de profissionais manobrando equipamentos como banco de capacitores e reatores, sempre que a demanda de energia oscila para mais e para menos.

Com o funcionamento do compensador estático esse controle será automático e constante. “As variações de tensão ocorrem de maneira repetitiva, todos os dias, acompanhando as flutuações de consumo. E para se ter a idéia da importância em se ter uma tensão linear e controlada, basta lembrar que dependendo da intensidade das variações da tensão, o consumidor pode ter equipamentos eletroeletrônicos danificados. Por esse motivo o compensador é importante, já que evita problemas”, explica o gerente da Divisão de Operações da Eletronorte, José Martins do Prado, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE