A subestação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) de Sinop vai operar, a partir de amanhã, com o compensador estático 230 kV que tem a função de corrigir as variações de tensão da energia elétrica enquanto é transportada por suas linhas de transmissão. Foram investidos R$ 20 milhões nas melhorias para que aproximadamente 300 mil habitantes tenham energia com maior qualidade, que será entregue à distribuidora sem as oscilações de tensão, promete a Elenorte.
O consumidor percebe as oscilações de tensão de forma mais visível quando a luz elétrica fica mais forte que o normal ou muito mais fraca, explica o gerente da Divisão de Transmissão de Sinop, Luiz Antônio Alves de Queiroz. Ele lembra ainda que até a instalação do compensador, o controle de tensão na subestação é feito de forma manual, com a equipe de profissionais manobrando equipamentos como banco de capacitores e reatores, sempre que a demanda de energia oscila para mais e para menos.
Com o funcionamento do compensador estático esse controle será automático e constante. “As variações de tensão ocorrem de maneira repetitiva, todos os dias, acompanhando as flutuações de consumo. E para se ter a idéia da importância em se ter uma tensão linear e controlada, basta lembrar que dependendo da intensidade das variações da tensão, o consumidor pode ter equipamentos eletroeletrônicos danificados. Por esse motivo o compensador é importante, já que evita problemas”, explica o gerente da Divisão de Operações da Eletronorte, José Martins do Prado, através da assessoria.