sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá tem 1ª queda em cinco meses, diz pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A pesquisa deste mês que monitora a Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá apresentou primeira queda, de 0,9%, depois de cinco meses de alta, atingindo 72,8 pontos. O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que o resultado na capital está 0,3 ponto percentual maior que a média nacional e que, “assim como no país, a população cuiabana e mato-grossense continua cautelosa para o consumo, especialmente diante das incertezas econômicas”, disse o presidente.

A crise provocada pelo Coronavírus tem feito a pesquisa apresentar resultados negativos no comparativo com o período pré-pandemia, que chegou a 11,6% sobre fevereiro passado (82,3 pontos). O recuo dos indicadores também ocorreu nas famílias com renda de até 10 salários mínimos e para as que recebem acima disso.

Wenceslau analisa que as famílias da maior cidade de Mato Grosso têm uma percepção do mercado de trabalho de segurança em relação a manutenção do emprego, diferente se comparado a longo prazo, que registrou uma variação negativa até maior que a média nacional. “Na prospecção para o consumo futuro, a pesquisa apresentou um recuo, de 0,3%, por parte das famílias cuiabanas”.

O indicador do consumo atual teve uma variação positiva de 1,9% e o de perspectiva de consumo 0,3%. No entanto, é constatada desaceleração da inflação entre as classes de renda muito baixa e média alta, no início desse ano.

A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo , em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE