O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário em Mato Grosso (IBPT) alerta os consumidores para os impostos embutidos nos presentes de dia dos namorados. Para se ter idéia, os Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) chegam a somar até 70,33% no valor final da mercadoria, como é o caso dos perfumes. Da mesma forma, no tradicional almoço de restaurante, o tributo é de 33,51%; os livros somam 13,18% de impostos; o telefone celular chega a somar 41,00% e nos sapatos estão agregados 37,37% de tributos.
“Esses produtos possuem tributação elevada porque são considerados bens supérfluos, fugindo da essencialidade”, explicou o diretor regional do IBPT-MT, Darius Canavarros Palma.
O IBPT faz um alerta também aos comerciantes, com relação ao excesso de estoque. A maioria das lojas nesse período chegam a renovar mais de 50% do estoque acreditando em vendas elevadas. “Não só consumidor, mas os comerciantes devem ficar atentos para não estocarem os produtos em demasia. O ideal é optar por poucos produtos em prateleira”, explicou Canavarros.
O diretor regional do IBPT, Darius Canavarros, disse no atual sistema tributário nacional os consumidores não possuem mecanismos para saber o quanto pagam de tributos nas mercadorias. “Isso inviabiliza a opção por adquirir produtos com menor tributação. O que sabemos é que os bens supérfluos são os que possuem maior incidência de carga tributária”, frisou.
Veja a relação de alguns presentes e os impostos embutidos: flores (19,00%), micro-computador (25,5%), roupas (37,84%), DVD (51,59%), CD (47,25%), automóvel motor 1.0 (39,29%), automóvel motor acima de 1.0 (43,63%) tv e aparelho de som (38,00%) violão (39,97%) e aparelho de barbear (41,98%).