O governo federal estuda a possibilidade de criar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região Médio-Norte do Estado. Ela seria destinada as empresas voltadas com produção de bens a serem comercializadas no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
A discussão para a criação da ZPE na região esta apenas começando. O município de Lucas do Rio Verde foi representado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoscki, na primeira reunião realizada em Sorriso, no último final de semana.
"A reunião foi convocada pelo secretário executivo e pelo prefeito Chicão Bedin, onde se pensa em termos de região montar uma zona de processamento de exportação. Isso é um incentivo do governo federal, através do Ministério do Exterior que monta as ZPEs em regiões estratégicas. A intenção é montar uma em Mato Grosso, no eixo da BR-163. Dependendo dos estudos do governo federal esta ZPE poderá ser montada aqui na região".
Na avaliação do secretário, em se confirmando a instalação da ZPE na região, os produtores terão muito que comemorar. "Facilita os exportadores de grãos, que terão incentivos maiores, viabilizados através do governo federal".